quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oliveira de Panelas e Ivanildo Vilanova

            O repentista pernambucano Ivanildo Vila Nova, co-autor da célebre canção-manifesto "Nordeste Independente (Imagine o Brasil)", sucesso perene na voz de Elba Ramalho desde 1984 - comemorou 60 anos de idade.
            Ele é hoje o maior repentista brasileiro. Seu trabalho se destaca pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática. Após 40 anos de carreira, mantém-se no topo da pirâmide, admirado por todos aqueles que reconhecem a sua responsabilidade pelo crescimento da Cantoria e sua luta para profissionalizar a Arte do Repente.
            No ano 2000, foi eleito o Cantador do Século XX, concorrendo com nomes como Cego Aderaldo, Dimas Batista e Pinto do Monteiro, em rigoroso processo de votação conduzido pelos líderes das Associações de Cantadores do Nordeste, os apologistas (incentivadores) da Cantoria e os próprios cantadores.
            Para comemorar seu aniversário, Ivanildo Vila Nova lançou um DVD, que traz entrevista aberta ao público, concedida ao jornalista e ator cearense Ricardo Guilherme, no programa Nomes do Nordeste onde conta sua história de vida e trajetória artística. O Nomes do Nordeste colhe e grava entrevistas, abertas e gratuitas ao público, das principais personalidades artísticas nordestinas, reconhecidas nacional e internacionalmente.
            Nascido em Caruaru (PE), em 13 de outubro de 1945, Ivanildo Vila Nova cresceu acompanhando seu pai, o famoso cantador José Faustino Vila Nova, pelas noitadas de cantorias. Se a vida do repentista naquela época era extremamente espinhosa, para um menino, então, o sacrifício era extremo.
            Ao abraçar a Arte do Improviso, Ivanildo não queria apenas ser mais um no cenário da poesia. Era imperioso que o quadro existente fosse modificado para a sobrevivência da Cantoria.
            Antes de Ivanildo Vila Nova, a Cantoria era amadora, onde o compromisso era apenas com o divertimento, o lúdico, a boemia. Com ele, aconteceu a profissionalização, a elevação do cantador à categoria de artista.
            Os mais céticos apostavam que a cantoria, ao sair do sertão para ganhar espaço nos grandes centros, estaria fadada à extinção. Porém, com a ascensão de Ivanildo e dos cantadores de sua geração (Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Sebastião Dias, Severino Ferreira e Sebastião da Silva, entre outros) abriu fronteiras. O trabalho dessa geração saiu do sertão para a cidade, saiu do Nordeste para outras regiões, chegando até a outros países.
            Ivanildo Vila Nova, 60 anos de idade e 40 de repente, permanece se dedicando exclusivamente à Arte do Improviso, edificando tijolo por tijolo as paredes desse templo da poesia, conhecido simplesmente por Cantoria de Viola.
            Nascido em 13/10/1945, Caruaru-Pe filho de Repentista (José Faustino Vila Nova) canta desde os 12 anos e tornou-se profissional em 1963 começou meio que obrigado pelo pai, que fazia com que ele decorasse folhetos inteiros e cantasse durante as cantorias.
            Depois viu que não tinha jeito, entrou com gosto resolvendo moralizar a profissão, muito discriminada à época.
            Fundou e presidiu a Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos em Campina Grande em 1974, instituiu cachê e horário para as cantorias pé de parede.
            Foi eleito pela crítica e pelos próprios cantadores, o cantador do Século em 2000.
            Representou Pernambuco na França em 2005 e no anterior percorreu toda a Europa.
            Tem Cds com: Raimundo Caetano, Severino Feitosa, Geraldo Amâncio, Sebastião Dias, João Paraibano, Oliveira de Panelas, Valdir Teles e outros.
            Vencedor em mais de 300 Festivais de violeiros, ex:Recife, João Pessoa, C.Grande, Mossoró, Patos, Caruaru, Petrolina, Gravatá, Fortaleza, Teresina...
            Trabalhos Gravados por: Elba, Xangai, Ton Oliveira, Alcimar, Amazan, Flávio José, Gereba.
            Idealizador do Desafio Nordestino de Cantadores em PE.
            Cidadão do Rio Grande do Norte, mantém programa na Rádio Liberdade de Caruaru.
Trabalhos Marcantes;
            IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE//
A HISTÓRIA FARÁ SUA HOMENAGEM A FIGURA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO//ORGULHO DE SER NORDESTINO// NÃO CONHEÇO ESQUERDISTA
 

Um comentário:

  1. Espetacular página. Pesquisa a todo vapor. Excelente movimento cultural das artes poéticas.

    ResponderExcluir